segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Fw: Artigo do Professor Fiorin

Recomendo a leitura.
Com atenção,
Prof. Dioney
 
----- Original Message -----
To: Dioney
Sent: Monday, August 25, 2008 7:48 PM
Subject: Artigo do Professor Fiorin


Caro Professor,
 
Já está disponível para download o arquivo contendo o artigo do Professor Fiorin.
O link é o seguinte:
 
http://rapidshare.com/files/140101884/Artigo_do_professor_Fiorin.rar.html
 
A pasta está compactada na extensão ".rar", basta apenas usar o descompactador e ler os arquivos.
São 22 páginas, se não me engano.
Qualquer problema com as digitalizações, me avise.
 
Thalita

____________________________________________________________________ .
"
A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória.
As palavras ressuscitam revestidas de carne e osso, o substantivo, em sua majestade substancial,
o adjetivo, roupa transparente que o veste e dá cor como um verniz, e o verbo, anjo do movimento que dá impulso à frase"


*Charles Baudelaire*





Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Re: Processo Avaliativo: Convite

Luzia,
Obrigado por suas reflexões, que são bastante maduras. Destaco delas a importância de se evitar uma educação fordista, a importância de oferecer ao aluno a possibilidade real de participar do processo avaliativo e o culto à liberdade de expressão e de forma. Parabéns!
Um grande abraço!
Dioney
 
----- Original Message -----
From: Luzia dias
To: Dioney
Sent: Sunday, August 24, 2008 12:23 AM
Subject: RE: Processo Avaliativo: Convite


Avaliação é mesmo um tema inesgotável, não é Dioney?

Confesso que sua proposta soou meio estranha, talvez pela preocupação de que haja oportunista no processo dessa idéia (falo de forma ampla, imaginando sua idéia  já propagada e vivida  nas escolas e faculdades), mas depois percebi que não é possível  continuar tratando a avaliação como um processo isolado que faz com que as pessoas se transformam em  meras executoras passivas de atividades onde tudo se realiza mecanicamente, sem questionamentos.

Ainda hoje, muitos profissionais da educação quando pensam, falam ou agem  em torno de avaliação, lidam com esse objeto (motor da ação de um sujeito) como na era fordista  em que se avaliava pela produção em série, vivem a avaliação como o centro da aula, em torno da qual tudo gira,  produzindo  sensação de ameaça e autoritarismo.

Eu pergunto:

A quem essa avaliação beneficia?

A quem ela valoriza?

A quem ela interessa?

Que efeitos ela produz?

 Percebo  que essa é uma avaliação excludente, injusta, fruto de uma pedagogia dominante.

Daí eu concordo com a sua proposta. Penso ser interessante. Ela  abrirá  espaço para a quebra de paradigmas acerca desse assunto porque vai mexer no relacionamento interpessoal.

Quando se tem  oportunidade de refletir, socializar opiniões e amadurecer idéias,  a  avaliação ameaçadora e autoritária  se transforma em avaliação prazerosa e humana, a pedagogia da avaliação se transforma em pedagogia do ensino-aprendizado e o processo unilateral se transforma  em processo de conhecimento, de fato.

Só acrescento que , na minha opinião, não  seria bem dar liberdade ao aluno, mas sim levá-lo a refletir e perceber que  ele tem essa  liberdade e  a importância de fazer uso dela  de forma transparente...(entra aqui o "mexer no  relacionamento interpessoal" que citei antes).  

 

Espero não ter sido petulante em demasia.

 

Abraços!

 

Luzia

 





From: dioney98@unb.br
To: dioney98.letramento@blogger.com
CC: vanvasconcelos20@gmail.com; valquiria.bezerra@hotmail.com; tamarrabelo@hotmail.com; ssbritus@hotmail.com; polly.azevedo@bol.com.br; prof.mau@hotmail.com; lenitafogaca@yahoo.com.br; keylaliminha@gmail.com; ferreira.isabelcristina@gmail.com; fernandopbn26@hotmail.com; fagachet@ibest.com.br; ed.luzia@hotmail.com; debyyrocha@gmail.com; cellitta28@yahoo.com.br; catiacaixeta@hotmail.com; carmemsilva13@hotmail.com; cmazochi@gmail.com; cellitta@gmail.com; elianasarreta@gmail.com; msusley@gmail.com; erladelane@gmail.com; kaik122006@hotmail.com; aniveaa@hotmail.com; sadrianna@superig.com.br; rictad@gmail.com; litiane1@gmail.com
Subject: Processo Avaliativo: Convite
Date: Sun, 17 Aug 2008 13:23:42 -0300

Meus queridos cursistas,
Na última aula do curso Alfabetização e Linguagem, pedi a vocês que me enviassem um convite para eu conhecer os seus respectivos "blogs", apesar de já conhecer a maioria. Para alguns, certamente soou estranho, pois a construção do "blog" foi a proposta de avaliação do curso, o que, obviamente, já me "autorizava" a entrar na página de cada um de vocês e avaliar o seu progresso. Porém, aquele meu pedido, num primeiro momento insólito e provocador, me fez pensar em algo interessante sobre o processo de avaliação. Agora, tenho consciência do meu objetivo, que é abrir uma reflexão sobre a possibilidade de dar ao aluno a liberdade de permitir ou não que o professor o avalie.
O que me dizem a esse respeito?
Um grande abraço!
Prof. Dioney
 
 
----- Original Message -----
From: Luzia dias
Sent: Saturday, August 16, 2008 8:23 AM
Subject: Convite

Oi Dioney!
 
É com carinho que  te convido para visitar e comentar meu blog sempre que quiser. Fique à vontade.
 
Abraços
 
Luzia
 
tecendocomaspalavras.blogspot.com


Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fw: Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

 
----- Original Message -----
To: Dioney
Sent: Thursday, August 21, 2008 2:24 PM
Subject: Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.


Caro Professor Dioney,
Fiquei simplesmente boba ao ler o que a Tamar escreveu.
Hoje estava lendo um texto sobre o ensino de português na escola e fiquei pensando como nós somos podados por uma instituição que deveria nos deixar crescer além do alcance das vistas.
Fiquei maravilhada!
Que todos do CFORM tenham idéias assim e as passe adiante. Os futuros professores agradecem!
=)
 
Thalita.
____________________________________________________________________ .
"Atiramos o passado no abismo, mas não nos inclinamos para ver se ele está bem morto."


*William Shakespeare*




From: dioney98@unb.br
To: noreply-comment@blogger.com
CC: dioney98.letramento@blogger.com; vanvasconcelos20@gmail.com; valquiria.bezerra@hotmail.com; tamarrabelo@hotmail.com; ssbritus@hotmail.com; polly.azevedo@bol.com.br; prof.mau@hotmail.com; lenitafogaca@yahoo.com.br; keylaliminha@gmail.com; ferreira.isabelcristina@gmail.com; fernandopbn26@hotmail.com; fagachet@ibest.com.br; ed.luzia@hotmail.com; debyyrocha@gmail.com; cellitta28@yahoo.com.br; catiacaixeta@hotmail.com; carmemsilva13@hotmail.com; cmazochi@gmail.com; cellitta@gmail.com; elianasarreta@gmail.com; msusley@gmail.com; erladelane@gmail.com; kaik122006@hotmail.com; aniveaa@hotmail.com; sadrianna@superig.com.br
Subject: Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.
Date: Thu, 21 Aug 2008 08:43:42 -0300

Tamar,
Parabéns por sua reflexão. Estamos sim vivendo uma quebra de paradigmas, e isso assusta muito. Daqui a pouco, perceberemos que os blogs são lugares de construção e não de destruição do conhecimento. Como visitante, me sentirei confortável. No CFORM, lido com professores exclusivamente. Isso é fantástico para mim. Ali estamos em um espaço de livre circulação de idéias e propostas. É o momento de todos nós juntarmos nossas forças docentes e mudarmos o mundo à nossa volta sim. Cada um de nós tem muita gente sob sua responsabilidade. Que "gente"? Professores!!! Somos modelos de modelos de modelos que os alunos vão imitar em alguma medida, de acordo com a mimese aristotélica (cf. A poética, de Aristóteles). E o que queremos que os alunos sejam?
Em sua mensagem, aparece um ideal fora de série: o conhecimento como opção e a exposição dos resultados como algo prazeroso. Aí entramos em uma discussão que não cabe em um e-mail, mas merece toda a atenção do mundo. Escreva um texto sobre isso. Traga, se quiser, mais pontos para nos mostrar, com prazer, o produto da construção do seu conhecimento.
Um grande abraço!
Dioney
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, August 21, 2008 2:04 AM
Subject: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

Professora Tamar Rabelo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Processo Avaliativo: Convite":

Dioney...

Estive pensando nessa proposta. Há várias possibilidades implícitas nessa questão:
1- estamos acostumados a sermos cobrados, no tocante aos instrumentos avaliativos, isso quebra um paradgma.
2 toda quebra de paradigma leva a uma desestruturação incial e gera milhares de problemas, simbólicos, é claro, mas estamos amoldados ás regras.
3- se por um lado a publicidade do resultado do conhecimento que produzimos é essencial, por outro temos medo de ousar.

De tudo isso, como já disse no e-mail, uma coisa ficou colada na minha cabeça.

O conhecimento deveria ser construído de forma opcional e as pessoas deveriam ter prazer em expor o resultado de suas descobertas, não esperarem uma imposição de um instrumento avaliativo qualquer para apresentarem o que sabem a fim de ser mensurado.

Por essa e por outras idéias, eu admiro suas tiradas, acho que elas são bem pensadas, no sentido de que os problemas que cercam a educação estão latentes no seu discurso, no seu fazer. É reconfortante saber que na Academia existem pessoas que estão preocupadas com causas mais importates que as suas próprias e isso me faz sentir vontade de continuar.

Por essas e por outroas, você será um hóspede sempre bem vindo no meu espaço virtual.

Tamar

Postado por Professora Tamar Rabelo no blog Alfabetização, Letramento e Transformação em 21 de Agosto de 2008 02:04


Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

Tamar,
Parabéns por sua reflexão. Estamos sim vivendo uma quebra de paradigmas, e isso assusta muito. Daqui a pouco, perceberemos que os blogs são lugares de construção e não de destruição do conhecimento. Como visitante, me sentirei confortável. No CFORM, lido com professores exclusivamente. Isso é fantástico para mim. Ali estamos em um espaço de livre circulação de idéias e propostas. É o momento de todos nós juntarmos nossas forças docentes e mudarmos o mundo à nossa volta sim. Cada um de nós tem muita gente sob sua responsabilidade. Que "gente"? Professores!!! Somos modelos de modelos de modelos que os alunos vão imitar em alguma medida, de acordo com a mimese aristotélica (cf. A poética, de Aristóteles). E o que queremos que os alunos sejam?
Em sua mensagem, aparece um ideal fora de série: o conhecimento como opção e a exposição dos resultados como algo prazeroso. Aí entramos em uma discussão que não cabe em um e-mail, mas merece toda a atenção do mundo. Escreva um texto sobre isso. Traga, se quiser, mais pontos para nos mostrar, com prazer, o produto da construção do seu conhecimento.
Um grande abraço!
Dioney
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, August 21, 2008 2:04 AM
Subject: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

Professora Tamar Rabelo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Processo Avaliativo: Convite":

Dioney...

Estive pensando nessa proposta. Há várias possibilidades implícitas nessa questão:
1- estamos acostumados a sermos cobrados, no tocante aos instrumentos avaliativos, isso quebra um paradgma.
2 toda quebra de paradigma leva a uma desestruturação incial e gera milhares de problemas, simbólicos, é claro, mas estamos amoldados ás regras.
3- se por um lado a publicidade do resultado do conhecimento que produzimos é essencial, por outro temos medo de ousar.

De tudo isso, como já disse no e-mail, uma coisa ficou colada na minha cabeça.

O conhecimento deveria ser construído de forma opcional e as pessoas deveriam ter prazer em expor o resultado de suas descobertas, não esperarem uma imposição de um instrumento avaliativo qualquer para apresentarem o que sabem a fim de ser mensurado.

Por essa e por outras idéias, eu admiro suas tiradas, acho que elas são bem pensadas, no sentido de que os problemas que cercam a educação estão latentes no seu discurso, no seu fazer. É reconfortante saber que na Academia existem pessoas que estão preocupadas com causas mais importates que as suas próprias e isso me faz sentir vontade de continuar.

Por essas e por outroas, você será um hóspede sempre bem vindo no meu espaço virtual.

Tamar

Postado por Professora Tamar Rabelo no blog Alfabetização, Letramento e Transformação em 21 de Agosto de 2008 02:04

domingo, 17 de agosto de 2008

Processo Avaliativo: Convite

Meus queridos cursistas,
Na última aula do curso Alfabetização e Linguagem, pedi a vocês que me enviassem um convite para eu conhecer os seus respectivos "blogs", apesar de já conhecer a maioria. Para alguns, certamente soou estranho, pois a construção do "blog" foi a proposta de avaliação do curso, o que, obviamente, já me "autorizava" a entrar na página de cada um de vocês e avaliar o seu progresso. Porém, aquele meu pedido, num primeiro momento insólito e provocador, me fez pensar em algo interessante sobre o processo de avaliação. Agora, tenho consciência do meu objetivo, que é abrir uma reflexão sobre a possibilidade de dar ao aluno a liberdade de permitir ou não que o professor o avalie.
O que me dizem a esse respeito?
Um grande abraço!
Prof. Dioney
 
 
----- Original Message -----
From: Luzia dias
Sent: Saturday, August 16, 2008 8:23 AM
Subject: Convite

Oi Dioney!
 
É com carinho que  te convido para visitar e comentar meu blog sempre que quiser. Fique à vontade.
 
Abraços
 
Luzia
 
tecendocomaspalavras.blogspot.com


Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem

Prezados colegas,

É com prazer que anuncio o lançamento da bvCLB - Biblioteca Virtual das
Ciências da
Linguagem no Brasil, com textos de referência para a história do conhecimento
lingüístico no Brasil, disponível no endereço
http://www.labeurb.unicamp.br/bvclb

O acervo está constituído, inicialmente, de obras gramaticais e
lexicográficas de
português, em sua maioria da segunda metade do século XIX e inícios do
século XX,
além de outros textos sobre a questão da língua nacional no Brasil desse
período.

A bvCLB é resultado de um projeto em história comparativa das ciências
desenvolvido
no Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb/Nudecri, da UNICAMP, em
conjunto com
pesquisadores do Institut de Linguistique et Sciences du Langage e do
Centre de
recherche en histoire et epistémologie comparée de la linguistique
d'Europe centrale
et orientale - CRECLECO, da Universidade de Lausanne - UNIL (Suíça), e com a
colaboração de uma equipe do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, da
Unicamp,
vinculada ao Programa História das Idéias Lingüísticas no Brasil - HIL.

O objetivo da bvCLB é constituir um instrumento que, pelo próprio formato,
sustente
a pesquisa comparativa e, ao mesmo tempo, torne disponíveis textos
importantes, mas
muitas vezes mal conhecidos ou de difícil acesso, para a história do
conhecimento
lingüístico no Brasil.

Para tanto, a bvCLB está concebida como uma página "em espelho" com uma
página
eletrônica elaborada pela equipe da UNIL, com textos fundamentais para a
história da
lingüística eslava, à qual estará articulada por meio de um sistema comum
de buscas
multilíngüe, apoiado na elaboração de palavras-chaves em português, russo,
francês,
inglês, e de resumos das obras na língua original e em inglês.

A página eletrônica e o sistema de buscas ainda estão em construção, mas já é
possível ter acesso ao texto integral de 38 obras, dentre as quais três
edições da
primeira gramática brasileira do português, de Julio Ribeiro, publicada
inicialmente
em 1881.

O acesso à bvCLB é livre e gratuito, bastando cadastrar-se.

Esperamos sua visita e sugestões

Carolina Rodríguez-Alcalá
Coordenadora da bvCLB
Pesquisadora do Labeurb/Nudecri- Unicamp
____________ ________

bvCLB - Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil
http://www.labeurb . unicamp.br/ bvclb
Projeto desenvolvido no Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade - Nudecri
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
http://www.labeurb . unicamp.br/