quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

Tamar,
Parabéns por sua reflexão. Estamos sim vivendo uma quebra de paradigmas, e isso assusta muito. Daqui a pouco, perceberemos que os blogs são lugares de construção e não de destruição do conhecimento. Como visitante, me sentirei confortável. No CFORM, lido com professores exclusivamente. Isso é fantástico para mim. Ali estamos em um espaço de livre circulação de idéias e propostas. É o momento de todos nós juntarmos nossas forças docentes e mudarmos o mundo à nossa volta sim. Cada um de nós tem muita gente sob sua responsabilidade. Que "gente"? Professores!!! Somos modelos de modelos de modelos que os alunos vão imitar em alguma medida, de acordo com a mimese aristotélica (cf. A poética, de Aristóteles). E o que queremos que os alunos sejam?
Em sua mensagem, aparece um ideal fora de série: o conhecimento como opção e a exposição dos resultados como algo prazeroso. Aí entramos em uma discussão que não cabe em um e-mail, mas merece toda a atenção do mundo. Escreva um texto sobre isso. Traga, se quiser, mais pontos para nos mostrar, com prazer, o produto da construção do seu conhecimento.
Um grande abraço!
Dioney
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, August 21, 2008 2:04 AM
Subject: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Processo Avaliativo: Convite tem um comentário novo.

Professora Tamar Rabelo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Processo Avaliativo: Convite":

Dioney...

Estive pensando nessa proposta. Há várias possibilidades implícitas nessa questão:
1- estamos acostumados a sermos cobrados, no tocante aos instrumentos avaliativos, isso quebra um paradgma.
2 toda quebra de paradigma leva a uma desestruturação incial e gera milhares de problemas, simbólicos, é claro, mas estamos amoldados ás regras.
3- se por um lado a publicidade do resultado do conhecimento que produzimos é essencial, por outro temos medo de ousar.

De tudo isso, como já disse no e-mail, uma coisa ficou colada na minha cabeça.

O conhecimento deveria ser construído de forma opcional e as pessoas deveriam ter prazer em expor o resultado de suas descobertas, não esperarem uma imposição de um instrumento avaliativo qualquer para apresentarem o que sabem a fim de ser mensurado.

Por essa e por outras idéias, eu admiro suas tiradas, acho que elas são bem pensadas, no sentido de que os problemas que cercam a educação estão latentes no seu discurso, no seu fazer. É reconfortante saber que na Academia existem pessoas que estão preocupadas com causas mais importates que as suas próprias e isso me faz sentir vontade de continuar.

Por essas e por outroas, você será um hóspede sempre bem vindo no meu espaço virtual.

Tamar

Postado por Professora Tamar Rabelo no blog Alfabetização, Letramento e Transformação em 21 de Agosto de 2008 02:04

Nenhum comentário: