domingo, 17 de agosto de 2008

Processo Avaliativo: Convite

Meus queridos cursistas,
Na última aula do curso Alfabetização e Linguagem, pedi a vocês que me enviassem um convite para eu conhecer os seus respectivos "blogs", apesar de já conhecer a maioria. Para alguns, certamente soou estranho, pois a construção do "blog" foi a proposta de avaliação do curso, o que, obviamente, já me "autorizava" a entrar na página de cada um de vocês e avaliar o seu progresso. Porém, aquele meu pedido, num primeiro momento insólito e provocador, me fez pensar em algo interessante sobre o processo de avaliação. Agora, tenho consciência do meu objetivo, que é abrir uma reflexão sobre a possibilidade de dar ao aluno a liberdade de permitir ou não que o professor o avalie.
O que me dizem a esse respeito?
Um grande abraço!
Prof. Dioney
 
 
----- Original Message -----
From: Luzia dias
Sent: Saturday, August 16, 2008 8:23 AM
Subject: Convite

Oi Dioney!
 
É com carinho que  te convido para visitar e comentar meu blog sempre que quiser. Fique à vontade.
 
Abraços
 
Luzia
 
tecendocomaspalavras.blogspot.com


Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

2 comentários:

Erla Delane disse...

Dioney,

Está convidado a visitar o meu blog, bem como a postar comentários e continuar me ajudando...rs

Erla

Professora Tamar Rabelo disse...

Dioney...

Estive pensando nessa proposta. Há várias possibilidades implícitas nessa questão:
1- estamos acostumados a sermos cobrados, no tocante aos instrumentos avaliativos, isso quebra um paradgma.
2 toda quebra de paradigma leva a uma desestruturação incial e gera milhares de problemas, simbólicos, é claro, mas estamos amoldados ás regras.
3- se por um lado a publicidade do resultado do conhecimento que produzimos é essencial, por outro temos medo de ousar.

De tudo isso, como já disse no e-mail, uma coisa ficou colada na minha cabeça.

O conhecimento deveria ser construído de forma opcional e as pessoas deveriam ter prazer em expor o resultado de suas descobertas, não esperarem uma imposição de um instrumento avaliativo qualquer para apresentarem o que sabem a fim de ser mensurado.

Por essa e por outras idéias, eu admiro suas tiradas, acho que elas são bem pensadas, no sentido de que os problemas que cercam a educação estão latentes no seu discurso, no seu fazer. É reconfortante saber que na Academia existem pessoas que estão preocupadas com causas mais importates que as suas próprias e isso me faz sentir vontade de continuar.

Por essas e por outroas, você será um hóspede sempre bem vindo no meu espaço virtual.

Tamar