----- Original Message -----From: JOSSELITA EVANGELISTA DA SILVATo:Sent: Monday, June 30, 2008 6:41 PMSubject: Asa Branca
Olá,
encontrei estes vídeos no youtube e os utilizei junto com aquele material q o Dioney nos entregou na primeira aula dele, lembra? O primeiro vídeo apresenta o Luiz Gonzaga mostrando a Asa Branca, o motivo do nome e a música. O segundo mostra a música A volta da Asa Branca, composta alguns anos depois e q não é muito conhecida, o melhor que achei foi este com o Tom Zé, mas existem outros no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=u7mDEIH8dPw
http://www.youtube.com/watch?v=XI0PNxTHqwU
encaminho também as perguntas que foram formuladas e construidas com os cursistas no decorrer do curso até agora (é uma cópia do material que coloquei no e-mail deles)
Até mais,
Josselita.
"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro." (Jung) "Não existe amor... Só existem provas de amor..." (Titãs) "Não importa se você é letrado ou não. O que importa é se você vive aquilo que você fala." (Teatro Mágico)
terça-feira, 1 de julho de 2008
Asa Branca e A Volta a Asa Branca
Cara Josselita,
Muitíssimo obrigado pelos vídeos. São fantásticos e serão incorporados às minhas futuras aulas sobre o assunto.
Um grande abraço!
Dioney
p.s.: Convido a todos para passar pelo meu blog e entrar nas discussões quentes e interessantes que estão rolando lá (www.dioneygomes.blogspot.com) . Como estamos falando de blog, às vezes me verão escrevendo de maneira informal, linguagem possível para esse gênero textual, né Vângela?! Ainda estou aguardando seus comentários sobre o ensino de PSL a partir dos gêneros!!! Divina idéia!!!
p.s.2: Quem ainda não me escreveu, por favor o faça para eu repassar material e convidar para a minha página de Introdução à Lingüística no yahoo!!! :D (http://br.groups.yahoo.com/group/ilturmad/).
p.s.3: Josselita, eu tenho a "Volta da asa branca" cantada pelo Gonzagão. Envio em anexo!!! O mais interessante é que ele começa cantando Asa Branca e emenda com A Volta da Asa Branca. Mais interessante ainda, embora triste, é perceber o que o obrigaram a fazer com o seu sotaque. Vejam que ele altera boa parte dos seus traços regionais. Essa versão é de 1972, época em que ele era obrigado pela pressão lingüística da classe média do Rio e de SP a "adequar" seu modo materno de falar ao que se considerava, erroneamente, como língua boa, a língua da elite sudestina, claro!!! Vale muito a reflexão e a comparação entre a versão original (de 1949) e essa!!! Curtam bastante, afinal o trabalho deve ser uma curtição saudável e alegre!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É emocionante ver Luiz Gonzaga cantar!
Como gostei desses vídeos, me fazem lembrar a escola e de como minha professora de Gramática nos fazia corrigir a Asa Branca porque estava escrita com português errado. Ainda bem que na UnB temos a chance rever nossos antigos conceitos, conhecer novas teorias e refinar nossos pensamentos. Que sorte imensa ter professores tão incríveis! Agradeço e agradecerei eternamente por tudo o que me ensinaram e me ensinam todos os dias!
=))
Postar um comentário