terça-feira, 1 de julho de 2008

25/5/2008 Dioney
Oi, Isabel!
Gostei da sua enquete, mas quando tento votar não funciona. Sobre subsídios, sugiro algumas leituras, como "Português ou Brasileiro" (M. Bagno) e "origens do português" (Naro & Scherre). A questão é que ninguém falou nesses termos ainda. Eu é que estou querendo abrir essa linha de trabalho, me baseando no seguinte:
1. o padrão é diferente do brasileiro, nossa língua materna;
2. o padrão não vai mudar tão cedo; logo, vamos continuar ensinando as regras de concordância, regência, colocação pronominal atípicas para nós;
3. com o ensino de padrão como segunda língua, podemos evitar a crise de línguas; continuamos a reconhecer nosso brasileiro e aprendemos o português padrão para situações específicas, em que ele é exigido;
4. evitamos a crise/angústia do aluno, que se vê sempre na seguinte posição: que língua que eu falo? eu não sei português? Ele pode até não saber português (padrão), mas brasileiro ele sabe muito bem; cabe, então, à escola, ensinar o português, sem interferir no brasileiro!
Abraços.
Dioney
 
----- Original Message -----
From: Isabel Cristina Ferreira
To: Dioney
Sent: Tuesday, June 24, 2008 6:43 PM
Subject: Ensino da língua padrão como 2ª língua

Olá Dioney,
 
gostaria de mais subsídios para explicar e argumentar com os meus cursistas a proposta de ensino da norma padrão como 2ª língua.
Fiz uma enquete no blog sobre o assunto e acabo de enviar e-mail aos cursistas falando superficialmente sobre o assunto e solicitando que votem, dê uma olhada e me diga se a enquete ficou bacana http://tessituraetextura.blogspot.com
Na quinta-feira eles vão comentar sobre o assunto e quero estar mais confiante.  Estou querendo um texto para a leitura inicial reflexivo e que sirva de mote para trabalhar suporte e domínio discursivo, você tem algo para me oferecer? Te aguardo, um grande abraço. Isabel

Nenhum comentário: