25/5/2008 Dioney
Oi, Isabel!Gostei da sua enquete, mas quando tento votar não funciona. Sobre subsídios, sugiro algumas leituras, como "Português ou Brasileiro" (M. Bagno) e "origens do português" (Naro & Scherre). A questão é que ninguém falou nesses termos ainda. Eu é que estou querendo abrir essa linha de trabalho, me baseando no seguinte:1. o padrão é diferente do brasileiro, nossa língua materna;2. o padrão não vai mudar tão cedo; logo, vamos continuar ensinando as regras de concordância, regência, colocação pronominal atípicas para nós;3. com o ensino de padrão como segunda língua, podemos evitar a crise de línguas; continuamos a reconhecer nosso brasileiro e aprendemos o português padrão para situações específicas, em que ele é exigido;4. evitamos a crise/angústia do aluno, que se vê sempre na seguinte posição: que língua que eu falo? eu não sei português? Ele pode até não saber português (padrão), mas brasileiro ele sabe muito bem; cabe, então, à escola, ensinar o português, sem interferir no brasileiro!Abraços.Dioney----- Original Message -----From: Isabel Cristina FerreiraTo: DioneySent: Tuesday, June 24, 2008 6:43 PMSubject: Ensino da língua padrão como 2ª línguaOlá Dioney,gostaria de mais subsídios para explicar e argumentar com os meus cursistas a proposta de ensino da norma padrão como 2ª língua.Fiz uma enquete no blog sobre o assunto e acabo de enviar e-mail aos cursistas falando superficialmente sobre o assunto e solicitando que votem, dê uma olhada e me diga se a enquete ficou bacana http://tessituraetextura.blogspot.comNa quinta-feira eles vão comentar sobre o assunto e quero estar mais confiante. Estou querendo um texto para a leitura inicial reflexivo e que sirva de mote para trabalhar suporte e domínio discursivo, você tem algo para me oferecer? Te aguardo, um grande abraço. Isabel
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