segunda-feira, 30 de junho de 2008

Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Re: Fw: Síndrome atinge 15% dos p...

Olá, Tamar!
Não é intromissão não. Publiquei a discussão de propósito para ouvir outras pessoas. Ficarei muito grato se puder conferir essa história de letra cursiva!
Abraços.
Dioney
----- Original Message -----
From: Tamar
To: Dioney
Sent: Sunday, June 29, 2008 8:34 PM
Subject: Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Re: Fw: Síndrome atinge 15% dos p...


Ah...
Descupe a intromissão, mas como o e-mail chegou pra mim, eu o estou respondendo...rs..rs
Tem mais um detalhe. Essa avaliação não foi feita de forma aleatória, nem arbitrária, tem todo um material de orientação de trabalho, inclusive eu tive acesso ao material, posso conferir essa história de letrinha cursiva, se for o caso..
Tamar



From: Tamar
Sent: Sunday, June 29, 2008 8:26 PM
To: Dioney
Subject: Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Re: Fw: Síndrome atinge 15% dos p...


Caro Cunhado do Dioney...

Segundo os entendidos no assunto, o objetivo da Provinha Brasil é a análise dos problemas de leitura e interpretação da criança, ou seja, descbrir o nível de alfabetização em que a criança se encontra. para que esta não chegue lá na quinta série com sérios problemas de alfabetização. Uma vez que, segundo o último senso, 35% das crianças estão saindo da fase de alfabetização sem reconhecer os elementos mínimos da ortografia. Ainda segundo os tais entendidos, a provinha foi formulada dentro das habilidades e competências que a criança deve atingir nesse período, mas caso ela não tenha atingido o nível máximo, a escola deve trabalhar, com tranquilidade, durante os dois anos que faltam para o desenvolvimento pleno da alfabetização. Portanto, há um equívoco nessa história de letrinha cursiva e de caderno de caligrafia por vários motivos:

1º - a meta da escola, segundo o governo local, é que se aumente em 20% o rendimento da escola com relação ao senso do ano anterior e diminua o índice de evasão escolar em 35%;
2º - a Provinha Brasil é um instrumento utilizado pelo MEC e não tem uma vinculação direta e irrestrita com as metas locais. elencadas acima;
3º - o professor não deve treinar a criança para responder a Provinha Brasil, ela deve ser uma resposta expontânea da criança para que, posteriormente, se trabalhe os problemas encontrados.

Sendo assim, não entendi essa neura com letrinha cursiva, pois se o objetivo e perceber o nível das crianças, a professora deveria deixar para trabalhar isso de forma natural e não forçada, pois isso prode provocar a bendita evasão que o governo tanto quer evitar...

Converse com a escola do seu filhos, alguma coisa não foi bem interpretada a esse respeito.

Tamar

Nenhum comentário: