segunda-feira, 30 de junho de 2008

Fw: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Re: [Alfabetização, Letramento e ...

Meus queridos,
A discussão está ganhando ares muito legais. Agradeço a contribuição da Ana, que é magnífica, e a da Tamar, que está se mostrando bastante empenhada.
Meu cordial abraço a todos!
Dioney

p.s.: Cunhadinho querido, você tem total liberdade para responder a todos os membros dessa lista, pois é pai-educador e um pensador-acadêmico também. Suas angústias são muito bem-vindas.

----- Original Message -----
From: Ana Dilma
To: Dioney
Sent: Monday, June 30, 2008 9:22 AM
Subject: Re: [Alfabetização, Letramento e Transformação] Re: [Alfabetização, Letramento e ...


Dioney, é maravilhoso ampliar nossos múltiplos letramentos a partir de interações tão produtivas! Você está conseguindo isso, meu amigo! Patrícia Nunes falou em otimismo e eu ratifico as palavras dela. Acredito na educação de qualidade, no empenho dos educadores em fazer o melhor e penso que a formação continuada é importantíssima para que nossas concepções sejam ampliadas, especialmente no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento. Para contribuir com o esclarecimento sobre a questão da letra cursiva, passo a palavra ao competente grupo do Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG do qual Magda Soares faz parte. O 1º fascículo do Programa Pró-Letramento - Capacidades Lingüísticas para alfabetização - discute sobre a apropriação do sistema de escrita (p.23). Sugiro a leitura dos tópicos (p.29 a 31): 'Compreender a categorização gráfica e funcional das letras' e 'Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de forma e cursiva) para uma compreensão imediata dessa questão. Mas, como pesquisadora da área de Alfabetização,Letramento e Formação de Professores, considero a leitura dos fascículos do Pró-Letramento obrigatória para todos que trabalham na perspectiva da educação (sócio)lingüística. É isso aí!
Beijos!
Ana

Nenhum comentário: