----- Original Message -----From: Ribamar JúniorSent: Saturday, January 17, 2009 3:48 PMSubject: PESQUISAPrezado(a) Senhor(a):
Você está sendo convidado(a) a participar como informante desta pesquisa. Para isso, gostaria que preenchesse os dados abaixo, bem como respondesse ao questionamento.
1. IDENTIFICAÇÃO
Idade:
Sexo: ( ) Feminino
( x ) Masculino Formação Acadêmica:
( ) Graduando/a
( ) Mestrando/a ( ) Graduado/a
( x ) Doutor/a ( ) Especialista
( ) Doutorando/a ( ) Mestre
( ) Outra
Área de atuação:
2. QUESTIONAMENTO
Nas suas produções textuais, o que você usa? Só a referência masculina tipo 'alunos, professores, escritores, colaboradores' ou também incluem 'alunas e alunos', 'professores e professoras', 'leitor e leitora', 'o/a autor/a' entre outros?
Utilizo apenas a referência não ligada a gênero sexual, a forma masculina plural, sendo masculino aqui o gênero da palavra e não da entidade a que ela se refere. Por exemplo, se digo "em minha família, há poucos professores", em hipótese alguma um brasileiro comum pensará que só há homens-professores. Se digo "minha casa tem três cachorros", o que é uma verdade, isso não quer dizer que me refira apenas a machos, uma vez que o macho é um só acompanhado de duas fêmeas. Como lingüista, portanto, identifico a existência de dois gêneros nos casos citados na questão acima: um gênero ligado a palavra, o chamado masculino e feminino; e um gênero ligado ao sexo da entidade. Não há coincidência necessária entre esses dois gêneros nos exemplos dados.
Com atenção,
Prof. Dioney
Grato pela colaboração,
José Ribamar Jr.
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro." (Jung) "Não existe amor... Só existem provas de amor..." (Titãs) "Não importa se você é letrado ou não. O que importa é se você vive aquilo que você fala." (Teatro Mágico)
sábado, 17 de janeiro de 2009
Re: PESQUISA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário