Compartilho a mensagem de um amigo da matemática abaixo. Continua
preocupante o nível de leitura/Letramento em nosso país.
Um abraço,
Dioney
---------- Forwarded message ----------
From: Claus Akira Horodynski Matsushigue <clau...@ime.usp.br>
Date: 7 dez, 09:22
Subject: Brasil no Pisa
To: ADUnB: Chapa 2 - Participação e Luta
Bom dia!
Este é um índice educacional que realmente importa e
reflete o gasto de dinheiro e prioridade do Governo.
A manchete ufanista refere-se ao fato de que, de 65 países,
o Brasil era sempre dos 3 últimos. Agora estamos entre
os 10 últimos! Quer dizer, nos 3 itens analisados, Leitura,
Ciências e Matemática, **só tem mais de 50 países acima**
do Brasil. Muito acima estão países também continentais,
como China continental, como EUA e Russia (a Índia não
participa do estudo). Mas também muito acima estão
países muito mais pobres (lembremos que o Brasil é a
8a. PIB do mundo!) como Macau, Estônia, Lituânia,
Islândia, etc. Ou países em guerra há poucos anos, como
Sérvia e Croácia.
Eu gostaria de destacar a parte da reportagem que trata
da desigualdade da nossa Educação, que mostra que no
Brasil o pobre-pobre, o pobre-miserável, o pobre-remediado,
pobre-classe-média não tem a mínima chance no mundo
"da informação", "da tecnologia", pois não passam de
semi-analfabetos. Cito:
"Em leitura, quase metade dos brasileiros avaliados alcança apenas o
nível 1. O nível 1 significa que esses adolescentes são capazes de
encontrar
informações explícitas nos textos e relacioná-las com o dia-a-dia deles. E
só. Não
são analfabetos, mas têm somente o grau mínimo de habilidade de leitura.
Em matemática, 69% dos estudantes do País chegam apenas ao nível 1,
contra 73% em 2006. Esses jovens não conseguem ir além dos problemas mais
básicos e têm dificuldades de aplicar conceitos e fórmulas. Na avaliação da
OCDE, eles teriam inclusive dificuldades de tirar proveito de uma educação
mais
avançada.
Em ciências, 54,2% dos brasileiros avaliados ficaram no nível 1 - ou
seja, conseguem apenas entender o óbvio e têm enormes dificuldades de usar
ou compreender essa disciplina. Em 2006, 61% estavam nesse patamar.
Na outra ponta, apenas 1,3% dos estudantes atinge os níveis 5 e 6 em
leitura, 0,8 % em matemática e 0,6% em ciências."
Boa leitura, Claus
Notícia em:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-tem-3-maior-
evolucao-...
Brasil tem 3ª maior evolução no Pisa, mas matemática ainda é
desafioPaís
superou barreira em leitura e ciências; exame internacional avalia
estudantes a cada 3 anos
07 de dezembro de 2010 | 8h 00
- Leia a notícia<http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-
tem-3-maior-evolucao-...>
+<http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-tem-3-maior-
evolucao-...>
Lisandra Paraguassú, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O Brasil pode comemorar, mesmo que sem muita empolgação, os
resultados do o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa,
na
sigla em inglês), realizado a cada três anos pela Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O País teve a terceira maior evolução nas médias de 65 nações e
conseguiu
superar a barreira dos 400 pontos em leitura e ciências, mas ficou
abaixo
desse patamar em matemática. O resultado, no entanto, ainda está longe
de
ser positivo. Nas três áreas, pelo menos a metade dos jovens
brasileiros não
consegue passar do nível mais básico de compreensão.
O Pisa avalia estudantes de 15 anos completos em todos os países
membros da
OCDE, mais os convidados - como Brasil, México, Argentina e Chile,
entre
outros. Em 2009, ano da prova mais recente, foram selecionados 400 mil
jovens em todo o mundo, incluindo 20 mil brasileiros de todos os
Estados. A
escolha pela faixa etária permite uma comparação entre os diferentes
países,
mesmo que os sistemas de ensino sejam diferentes.
*Veja também:*
**
*[image: link]Dez Estados tiveram desempenho acima da média
nacional<http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dez-estados-tiveram-
desempen...>
*
*[image: link]Para entender - O que é o Pisa?
<http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,prova-dura-2h-e-e-formada-
po...>
*
**
**
A matemática ainda é o ponto mais fraco dos estudantes do País. Apesar
de
ter subido 16 pontos, a média nacional - de 386 - ainda fica 111
pontos
abaixo da média da OCDE. Em ciências, a média brasileira subiu 15
pontos e
chegou a 405, enquanto em leitura, onde houve a maior evolução - 17
pontos
-, alcançou 412.
Os melhores números, no entanto, ainda deixam uma boa parte dos alunos
pelo
caminho. Em leitura, quase metade dos brasileiros avaliados alcança
apenas o
nível 1. Em três anos, houve uma melhoria de apenas 6 pontos
percentuais. O
nível 1 significa que esses adolescentes são capazes de encontrar
informações explícitas nos textos e relacioná-las com o dia-a-dia
deles. E
só. Não são analfabetos, mas têm somente o grau mínimo de habilidade
de
leitura.
Em matemática, 69% dos estudantes do País chegam apenas ao nível 1,
contra
73% em 2006. Esses jovens não conseguem ir além dos problemas mais
básicos e
têm dificuldades de aplicar conceitos e fórmulas. Na avaliação da
OCDE, eles
teriam inclusive dificuldades de tirar proveito de uma educação mais
avançada.
Em ciências, 54,2% dos brasileiros avaliados ficaram no nível 1 - ou
seja,
conseguem apenas entender o óbvio e têm enormes dificuldades de usar
ou
compreender essa disciplina. Em 2006, 61% estavam nesse patamar.
Na outra ponta, apenas 1,3% dos estudantes atinge os níveis 5 e 6 em
leitura, 0,8 % em matemática e 0,6% em ciências.
A evolução revelada na prova foi comemorada pelo governo, já que em
apenas
três anos o País conseguiu mostrar, pela primeira vez, resultados
consistentes. Entre 2003 e 2006, a média geral brasileira havia
crescido
apenas um ponto. Em leitura, havia caído 10, e permanecido estável em
ciências. Apenas matemática havia crescido. Nesta edição, o Brasil
conseguiu
superar, na América Latina, Colômbia e Argentina, mas ainda está atrás
do
Chile, Uruguai e México.
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