Rafaella,
É assustador que alguém tenha escrito isso a título de obra científica. Como existem pessoas preconceituosas que se julgam competentes para assuntos tão delicados como esse.
Obrigado por compartilhar.
Um abraço,
Prof. Dioney
Prof. Dioney
----- Original Message -----From: Rafaella VerasTo: dioney98@unb.brSent: Tuesday, September 15, 2009 8:50 PMSubject: Preconceito contra índios na literatura!Professor, sou sua aluna de Introdução À Linguística, e estava lendo um texto para uma disciplina intitulado: A língua do Brasil, de Gladstone Chaves de Melo, especificamente o capítulo 3, que se dedica è influência tupi na língua portuguesa. O livro é de 1971, e me fez lembrar daquele mito de que "existem gramáticas rudimentares, línguas primitivas". Eis aí um trecho preconceituoso do autor:
"O contato do tupi com o português se deu em circunstâncias bem outras. A língua indígena era pobre, simples, rudimentar, sem passado literário, era instrumento de um povo rude, de cultura primitiva. Ao invés, o português era rico, complexo malevável, possuidor de uma tradição literária.
Esta língua superior era a dos invasores e dos dominadores. Passada aquela preponderância inicial de uso do tupi, o português entrou a desenvolver sua força de expansão. Resultado: as populações que tinham o tupi como lingua materna passaram a falar o portuguÊs, isto é, abandonaram a sua língua e adquiriram uma nova." pág 51.
" Depois, o português, reagiu e a língua incomparavelmente mais evolvida e mais rica do que o tupi, instrumento que era de uma cultura consideravelmente superioi, rápido desterrou a língua indígena, que hoje é falada apenas por reduzidas populações da Amazônia." Pág. 32
Ao longo do texto ele cita um autorque afirma que os brasileiros que não falavam a palavra PESSOA como os portugueses, [p'ssoa], mas falavam PESSOA, falavam a língua incorretamente, "...com a mesma incorreta pronúncia do mameluco de outrora, reflexp da linguagem doméstica da mãe índia..."
Um absurdo, não?
Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário