segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Software interpreta a "fala" dos animais

E a ciência avança!!!
 
logomarca cnpq
 
busca no site mapa do site
<a href="../../../cnpq/mapa.htm" class="menu_topo">mapa do site</a>
 
Sala de Imprensa
 
 
 

03/10/2008

 

 

Software interpreta a fala dos animais

Por meio de uma técnica agrícola chamada de zootecnia de precisão, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), desenvolveu um software capaz de interpretar a vocalização dos animais suínos, bovinos e aves, identificando se estão com frio, fome ou sob algum tipo de estresse.

A vocalização é uma ferramenta importante para fornecer dados do bem-estar do animal, seu estado de saúde e adaptação social, de forma não-invasiva. "A busca pelo bem-estar tornou-se preocupação recorrente dos produtores, não somente para atender a demandas de exportação, como para se adequara novos paradigmas do setor. Usando os conceitos da zootecnia de precisão, estamos oferecendo uma tecnologia que poderá ajudá-los", explica a pesquisadora e coordenadora do projeto, Irenilza de Alencar Naas.

Janela inicial do software processando a vocalização de castração.

O software foi desenvolvido por alunos no Laboratório de Conforto Térmico da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp e permite a gravação e configuração dos dados. "Validamos a utilização do software em uma fazenda comercial no estado de São Paulo. Gravamos os sinais de vocalização de suínos, e o software nos permitiu analisar e interpretar a vocalização dos leitões em situações estressantes e não estressantes, apresentando resultados distintos da caracterização dos sons emitidos em ambas as situações", explicou a pesquisadora Daniela Moura, que participou do grupo.

Segundo a pesquisadora, a comparação dos parâmetros do som gravado revela a diferenciação de gritos no chamado repertório dos leitões. "Os gritos foram significativamente diferentes nos seus parâmetros sonoros, e o software conseguiu gerar cinco espectros de projeção distintos para todas as condições, que permitem a identificação da prevalência de alta ou baixa frequências, de acordo com a vocalização emitida", completou Daniela.

Leitões amamentando na maternidade onde foi realizado o experimento.

Entre mugidos e piados

Além do trabalho desenvolvido com suínos, os pesquisadores testaram o software de medida da vocalização com aves e bovinos. "Estimamos a condição de estresse de bezerras em baias de criação e também medimos o bem-estar térmico de pintinhos na fase de aquecimento", conta a pesquisadora Irenilza Naas.

No estudo com bezerros, o grupo de pesquisadores utilizou cinco fêmeas, divididas em dois grupos em função da idade. "Os resultados mostraram que as bezerras mais jovens apresentam maior estresse com a separação da matriz", explicou o estudante de engenharia agrícola, Rafael Augusto da Silva, bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Segundo o estudante, a separação dos bezerros no manejo de vacas leiteiras é importante na produção comercial de leite, mantendo-os em baias individuais para evitar a expressão de comportamentos anormais, como agressividade. Esse manejo deve ser adequado às novas normas de bem-estar animal para não haver comprometimento futuro dos animais.

Imagem da câmera de vídeo registrando os pintinhos dentro da caixa de criação.

Numa forma inovadora de avaliar o conforto térmico das aves, os pesquisadores correlacionaram o estudo da temperatura ambiente com o comportamento de vocalização dos animais. "Verificamos que os pintinhos, nas primeiras três semanas, têm uma tendência para sonorizar menos quando estão expostos a um ambiente com conforto térmico. Quando a temperatura diminui, a freqüência de vocalização vai aumentando", disse a coordenadora Irenilza Naas.

O software está em fase de patente e terá um custo barateado para ser usado como instrumento na busca do bem-estar animal. "Vários autores nos mostram que a necessidade de aumento da produção criou um ambiente propício a doenças e ao sofrimento do animal", completa a pesquisadora.


 

 

Nenhum comentário: